40 anos: o fim do Led Zeppelin era anunciado em 4 de dezembro de 1980


Em 4 de dezembro de 1980, o fim do Led Zeppelin era oficializado. O anúncio que confirmou o encerramento das atividades da banda foi realizado pouco tempo após a morte do baterista John Bonham, que faleceu em 25 de setembro daquele ano, aos 32 anos, sufocado pelo próprio vômito ao consumir 40 doses de vodca em uma noite.

Em contraponto ao glamour vivenciado ao longo da década de 1970, estabelecendo vários dos clichês de uma grande banda de rock, o fim do Led Zeppelin foi comunicado de forma relativamente discreta. Apenas uma breve nota foi divulgada à imprensa pelos assessores do grupo, que, além de Bonham, trazia o vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones.

O pequeno texto foi assinado apenas por “Led Zeppelin” e dizia:

“Queremos que saibam que a perda de nosso querido amigo e o profundo respeito que temos por sua família, junto com o profundo sentimento de plena harmonia que sentimos por nós mesmos e por nosso empresário, nos levaram a decidir que não podemos continuar como éramos”.

O comunicado foi replicado por diversos veículos de comunicação. Naquele momento, nenhum músico deu entrevista para falar sobre o fim do Led Zeppelin.


FONTE: Roadie Metal

Comentários