Entenda as diferenças entre rádio online e rádio tradicional
10/01/2019 15:44 em Tecnologia

O desenvolvimento tecnológico trouxe mudanças para o mercado da música. Hoje, rádio online e rádio tradicional disputam a preferência dos ouvintes.

As emissoras de rádio e seus aparelhos difusores são um dos instrumentos de comunicação mais antigos da nossa sociedade e, assim como a televisão e a internet, foram se moldando conforme o avanço da era digital.

Nessa matéria você vai descobrir o que é uma web rádio, suas principais características e vantagens e, ainda, quais as diferenças entre as plataformas digitais e as tradicionais. 

O que é uma rádio online?

A princípio, rádio online e rádio tradicional tem o mesmo objetivo: fornecer conteúdo musical de qualidade e divulgar as últimas notícias aos seus ouvintes.

Uma web rádio, nada mais é do que uma plataforma digital que realiza a sua transmissão via internet utilizando uma tecnologia chamada streaming, que permite a comunicação em tempo real.

 

Quais as principais características

Sintonizar uma rádio tradicional nem sempre é fácil. Mesmo dentro da cidade, podem acontecer algumas interferências dependendo da localidade, o que faz com que o ouvinte precise procurar outra emissora, que pode ter uma programação que não seja do seu agrado.

Uma das principais características da web rádio é sua transmissão sem interferência e com qualidade de som incrível, além de uma seleção musical variada, em nosso caso PURO ROCK AND ROLL.

 

Diferenças entre rádio online e rádio tradicional

Criar uma rádio tradicional é um processo muito mais burocrático do que lançar uma emissora online. Isso porque as rádios convencionais são obrigadas a providenciar uma série de documentos para que possam funcionar dentro do que é estabelecido por lei, enquanto as web rádios precisam, basicamente, de um cadastro em uma plataforma de streaming que ofereça um serviço de qualidade.

Outra diferença bastante expressiva é com relação aos equipamentos. As rádios da sua cidade precisam de antenas, aparelhos que possibilitam uma transmissão de qualidade, além de um estúdio. A rádio virtual precisa para começar os trabalhos apenas um notebook e um microfone (em nosso caso é um pouco diferente). A Rádio Rock OnLine (que possui CNPJ) busca nesse ano de 2019 a montagem de seu ESTÚDIO físico, por isso nossa campanha no APOIA-SE continua a todo vapor. Se você ainda não conhece é só clicar no banner abaixo:

Vantagens da rádio online

As diferenças e características de uma rádio online já apresentam vantagens por si só. Separamos mais 4 benefícios para que você conheça e se torne um ouvinte dessa modalidade! Confira:

  • Mais qualidade musical

A variedade de rádios e de programações disponíveis na web permite que o ouvinte tenha músicas de qualidade e adequadas ao seu gosto a qualquer hora do dia.

  • Maior alcance

Desde que a pessoa esteja conectada via internet, é possível que ela acesse a rádio de qualquer lugar do mundo.

  • Arquivos de transmissões anteriores

É possível arquivar as transmissões para serem ouvidas ou para que rodem posteriormente. Se acontecer algum imprevisto, podemos transmitir um programa que foi sucesso ou, ainda, disponibilizar uma entrevista a qualquer momento ou em forma de PodcastO público também ganha com isso, já que ele poderá acessar a programação que for do seu agrado.

  • Público-alvo bem definido

As rádios online segmentam muito bem o público, devido aos fatores apontados nessa matéria, como a qualidade e a variedade musical. Por meio delas é possível ter pleno conhecimento sobre o perfil de pessoas que acessam nossa emissora e oferecer conteúdos que despertam o interesse do ouvinte, aumentam a audiência, trazem visibilidade e, consequentemente, anunciantes. Conheça nossos anunciantes clicando nos banners laterais da Rock OnLine.

Como podemos perceber, a utilização das rádios online é um meio prático de comunicação e entretenimento muito requisitado pelas pessoas. Saber as diferenças entre rádio online e rádio tradicional pode revelar uma nova oportunidade de investimento. 

Espalhe a idéia para os amigos; a web rádio chegou para ficar e revolucionar os meios de comunicação.

Gustavo Troiano

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE